top of page

>

>

>

CONFORMAÇÕES ESPACIAIS URBANAS

Pesquisas em andamento

CONFORMAÇÕES ESPACIAIS URBANAS

OBJETIVO GERAL

Investigar processos de produção e conformação da cidade contemporânea e suas relações socioespaciais com atenção às diferentes práticas cotidianas na cidade, e como elas interagem e produzem ‘novas’ espacialidades urbanas contemporâneas e processos de (re)significação do espaço público.

 

PRESSUPOSTOS

Esta linha considera que as diferentes práticas cotidianas no espaço urbano podem ser tanto resultado como causa de dinâmicas sociais. Neste sentido, o espacial e social são campos tanto em complementaridade como em tensão e, pela natureza complexa de suas interações, entre tempos e ritmos diversos, considera-se que o espaço não é simplesmente uma expressão de dinâmicas sociais. Nesse sentido, espacialidades e temporalidades são estruturantes de determinadas dinâmicas sociais e vice-versa. Ao abordar as relações da cidade, a entendemos num espaço-tempo não apenas cronológico (do desenvolvimento sucessivo), mas também do sincrônico de conteúdos que se entrelaçam simultaneamente (e como num jogo de espelhos estabelecem tensões, se ampliam, aprofundam, dinamizam, reverberam). Desde essa perspectiva, o social e o espacial são categorias entrelaçadas que se (re)produzem nas relações de proximidade e distanciamento entre diferentes indivíduos e suas ações.    

 

DIMENSÕES DE ANÁLISE

Esta linha contempla o estudo de espacialidades no exercício da compreensão de urbanidades contemporâneas, desafiando campos disciplinares e seus desenhos fronteiriços. Neste sentido, nos estudos desta linha permanecem em constante aprofundamento e revisão as noções e conceitos de: cidade e território, espaço e lugar; público e privado, transversalidades; espaço público, liminaridades e hibridações; local e global; urbanidades, temporalidades e espacialidades; escala . fronteira e limite; trajetórias e cartografias urbanas.
O estudo destes conceitos / categorias articula simultaneamente aspectos materiais e imateriais, buscando operá-los de modo crítico – (entre discursos; significações; saberes; poderes, suas formas e deslocamentos; atores; contextos espaciais e temporais) – na investigação das conformações do espaço urbano.

bottom of page