O Urbanicidades está de volta com a terceira edição de nossa série temática intitulada “Cidades brasileiras: narrativas, imaginários e limiaridades”. A proposta dos ciclos é apresentar e debater, a toda comunidade e também junto dela, produções audiovisuais que abordam culturas urbanas regionais brasileiras a partir de seus próprios registros cinematográficos.
Neste semestre, abordaremos a(s) FRONTEIRA(S) SUL DO BRASIL ao longo de três sessões, que contarão com a presença de convidados internos e externos enriquecendo as reflexões com suas experiências acadêmicas/profissionais ou, ainda, pessoais que, de alguma maneira, estejam entrelaçadas com as exposições dos documentários.
Na sessão de abertura, discutiremos o universo da fronteira entre Brasil e Uruguai, com os curtas-metragens “Doble Chapa” (2014) e “Linha Imaginária” (2014).
Na segunda sessão, o lançamento do longa “Pasajeras” (2021) desperta uma série de questões a respeito das mulheres trabalhadoras na fronteira tríplice entre Brasil, Paraguai e Argentina.
Na terceira e última sessão, o cotidiano, a história e a cultura dos falantes de Hunsrückisch, além de temas próprios à formação da língua, herança da imigração alemã no Brasil, centralizam o debate com a exibição do documentário “Viver no Brasil falando Hunsrückisch” (2018).
Todo o evento será transmitido no YouTube pelo canal do IAUUSP [https://www.youtube.com/user/iauusp]. Serão oferecidos certificados de participação àqueles presentes em ao menos duas das três sessões do ciclo.
コメント