O Urbanicidades dá início em outubro de 2020 a uma série de três ciclos semestrais de cinema intitulada “Cidades brasileiras: narrativas, imaginários e limiaridades”. A proposta da série é apresentar curtas, filmes e documentários que abordam culturas urbanas regionais brasileiras a partir de seus próprios registros cinematográficos. Para a seleção das películas, a curadoria considerou o retrato da produção e representações do imaginário da cidade e de seus territórios culturais e espaciais no Brasil.
Em especial neste semestre, o tema do Urbanicidades será “Território e Cinema de Belém do Pará”, que será apresentado em quatro sessões em que serão discutidos temas que abordam a cena tecnobrega e do mercado informal da música presente em Belém do Pará (BREGA S/A), o registro de uma realidade que traduz o imaginário profundo da vida amazônica (Lugares do Afeto: A fotografia de Luiz Braga), o cotidiano de mãe e filha que moram do outro lado do rio (Ribeirinhos do asfalto) e particularidades presentes na maior romaria católica do Brasil, o Círio de Nazaré (As Filhas da Chiquita).
Cada sessão oferece a exibição da película seguida de um debate entre convidados. Serão oferecidos certificados para aqueles que estiverem presentes em ao menos três das sessões de cada ciclo.
Confira abaixo, na íntegra, os vídeos das sessões!
06/10 17h30 - BREGA S/A
08/10 17h30 - LUGARES DO AFETO A FOTOGRAFIA DE LUIZ BRAGA
20/10 17h30 - RIBEIRINHOS DO ASFALTO
22/10 17h30 - AS FILHAS DA CHIQUITA
Comentários