top of page

6° Ciclo de Cinema e Debates URBANICIDADES | 2019


Para a atividade do Urbanicidades proposta como integrante da 24ª Semana de Arte e Cultura, o grupo de pesquisa sugere a exibição de dois filmes que dialogam diretamente com o tema - “Lugares Possíveis”. O primeiro documentário, “Sob constante ameaça”, foi produzido pela jornalista Andrea Dip, da Agência Pública, abordando a restrição do direito à cidade para as mulheres por medo e violência de gênero. Para compor esta discussão, o segundo filme, “Chega de Fiu-FIu” é fruto de uma campanha criada em 2013 pelo coletivo Think Olga. A partir da grande participação de uma pesquisa online lançada pelo coletivo, foi possível a elaboração deste documentário independente, que aborda o assédio no espaço público.

Com o intuito de convidar o público ao debate, os dois filmes serão exibidos no dia 19/09/2019 às 19:30, no Centro Cultural USP São Carlos. A ideia é que a atividade aconteça previamente a I Mostra Audiovisual de Curtas Metragens. Após a projeção, será proposto um debate com uma dupla de pesquisadores convidados, um debatedor externo à USP São Carlos e outro interno ao IAU-USP. Ao final das falas dos convidados, abre-se a interação ao público com perguntas e colocações de modo a ampliar a reflexão sobre as temática dos lugares possíveis sugeridas pelo evento e pela escolha dos documentários.

Filme 1: Sob Constante Ameaça, 2018 (25 min) dir. Andrea Dip

O documentário versa sobre a ocupação da cidade pelas mulheres, a partir do medo e da violência de gênero, mostrando como o espaço urbano é hostil desde sua concepção. A partir da entrevista de 2500 mulheres, este documentário mostra como a cidade da mulher é experimentada como uma constante ameaça.

Filme 2: Chega de Fiu Fiu, 2018 (73 min) dir. Amanda Kamanchek Lemos e Fernanda Frazão

O retrato do dia a dia de três mulheres com vidas distintas, mostrando como a violência de gênero é constantemente praticada no espaço público urbano. Dessa forma, as diretoras Amanda Kamanchek Lemos e Fernanda Frazão procuraram especialistas para discutir sobre o assunto, buscando encontrar respostas e alternativas para a uma questão fundamental: Será que as cidades foram feitas para as mulheres?

Acompanhe em:

bottom of page