top of page

5º Ciclo de Cinema e Debates URBANICIDADES | 2019


Durante os meses de maio e junho, o LEAUC - Laboratório de Estudos do Ambiente Urbano Contemporâneo, realizará o 5º Ciclo de Cinema e Debate | Urbanicidades 2019. A mostra é composta por três sessões, que irão se debruçar sobre a questão da produção da cidade e a disputa pelos seus espaços. Assim, este ciclo trará filmes que abordam questões de gênero, habitação, especulação imobiliária e processos de transformação urbana promovidos pelo turismo.

Após a exibição de cada filme, será proposto um debate com uma dupla de convidados, de modo a ampliar a reflexão sobre as temáticas trabalhadas e aproximá-las às pesquisas desenvolvidas no programa de pós-graduação do IAU USP. O grupo de pesquisa LEAUC convida todos os interessados a participar dos eventos. A atividade é gratuita e aberta a todos que queiram assistir e participar dos debates. Haverá certificado de participação para aqueles que estiverem presentes em ao menos dois encontros.

Sessão 01 | Dia 09/05

Filme: Fascínio, 2018 (68 min) prod. Left Hand Rotation

Fascinados pelo final do mundo conhecido, pelos segredos escondidos nos subterrâneos, uma multidão aproxima-se de Sintra. Os rastos das suas vivências inundam um destino prestes a colapsar e colocam-nos perante o dilema. Continuar a gerir a demora do inevitável? Ou penetrar na serra? Quem acreditar no seu mistério, encontrará na novidade do que é muito antigo, caminhos esquecidos, a fuga ao eterno retorno.

Sessão 02 | Dia 22/05

Filme 1: Sob Constante Ameaça, 2018 (25 min) dir. Andrea Dip

O documentário versa sobre a ocupação da cidade pelas mulheres, a partir do afeto e da violência de gênero, mostrando como o espaço urbano é hostil desde sua concepção. A partir da entrevista de 2500 mulheres, este documentário mostra como a cidade da mulher é experimentada como uma constante ameaça.

Filme 2: Virou o Jogo: A história de Pintadas, 2012 (26 min) prod. Marcelo Villanova e Mariana Villanova

Este filme retrata a história de Pintadas, uma cidade no semiárido baiano, onde um grupo de mulheres se organiza para enfrentar o machismo mudando hábitos e jogando futebol.

Filme 3: Prestes, 2007 (30 min) prod. Grupo Risco

O filme realizado pelo coletivo Grupo Risco foi filmado na Ocupação Prestes Maia, em São Paulo, em 2007, dois meses antes do despejo e desocupação do prédio. O edifício é demonstrativo das contradições que envolvem o tema da habitação: foi a ocupação que mais tempo resistiu após o primeiro mandato de reintegração de posse e há 15 anos era mantido vazio pelo proprietário que devia em Imposto Predial Urbano o valor do próprio edifício. São filmadas pelo grupo entrevistas e cenas do cotidiano nesta ocupação no centro de São Paulo.

Sessão 03 | Dia 04/06

Filme: Terramotourism, 2017, (42min) prod. Left Hand Rotation

De produção do coletivo Left Hand Rotation, o filme Terramotourism trata sobre o crescente impacto da exploração turística da cidade de Lisboa. Utiliza-se do mote do terremoto de Lisboa, de 1755, para aproximar a transformação atual da cidade, agora abalada por um ‘sismo turístico’.

bottom of page