PESQUISA
MESTRADO
CONDOMÍNIOS RESIDENCIAIS E NOVAS ESPACIALIDADES URBANAS: PRIVATIZAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES TERRITORIAIS EM PALMAS
Investiga conformações espaciais apontando a relação dos condomínios horizontais fechados e a cidade, analisando o papel do desenho urbano da capital tocantinense como possível potencializador do caráter de condominização da cidade.
As superquadras, ou quadras de Palmas se assemelham a grandes condomínios fechados, na lógica do discurso securitário e homogeneizador, atrelado às novas formas de consumo da cidade e produção do espaço urbano; na relação público-privado e na relação com a cidade, mas principalmente com seu entorno imediato. Grande parte das quadras são voltadas para dentro das mesmas, sendo seus limites encerrados pelos muros dos fundos de lote.
Em análise de quadras específicas onde esses processos são agravados, questiona-se: em que pontos essas quadras se assemelham ou divergem de condomínios fechados? Que implicações estas novas espacialidades e sociabilidades têm na produção da cidade? E ainda: de que forma o desenho urbano contribui para a potencialidade dessa condominização da cidade?