top of page
PESQUISA
DOUTORADO
(DES) CONTINUIDADES E RUPTURAS NO ESPAÇO URBANO | REFLEXÕES SOBRE O PAPEL DOS CAMPI UNIVERSITÁRIOS: CONCEPÇÕES OU UTOPIAS PROJETUAIS?
 

O trabalho investiga as relações entre as cidades, as universidades e a sociedade ao longo da história urbana, analisando por meio de episódios marcantes as relações e os conflitos presentes em vários momentos históricos na estruturação das cidades e dos espaços universitários, possuindo estruturas que em muitos casos foram (e são) determinantes do direcionamento dos vetores de crescimento e Desenvolvimento, principalmente quando associadas às mudanças físicas, econômicas, ambientais e sociais nos territórios.

 

O foco do trabalho é a reflexão do papel dos espaços universitários, seja em sua estrutura e/ou instalações físicas ou em seus formatos de campi universitários de uso público como equipamentos urbanos estratégicos, e sua interface com a produção do espaço urbano contemporâneo.

 

O projeto aponta a tese sobre o uso do espaço público ou de domínio público, no qual apresentam potencialidades capazes de estabelecer uma costura física, ambiental e social com o tecido urbano (ou seus fragmentos), sendo estes potencialmente reestruturando, a depender de seu desenho urbano. Utilizam-se como objeto de estudo, os campi universitários, como equipamentos públicos, que poderiam exercer um papel de sistemas de espaços públicos na cidade, ao articulado com outros espaços, em prol da sociedade.

ELAINE SARAIVA
ORIENTADOR | MANOEL RODRIGUES ALVES
ANO DE CONCLUSÃO | 2017
LINHAS DE PESQUISA | CONFORMAÇÕES ESPACIAIS URBANAS

PRODUÇÃO DA CIDADE E PRODUÇÃO DA CULTURA

bottom of page