top of page

O LEAUC tem como foco de seu trabalho a investigação transdisciplinar da cidade contemporânea, seus processos de conformação e transformações espaciais, suas distintas espacialidades, novas formas de sociabilidade e expressão cultural do meio ambiente urbano. Interrogando sobre o contemporâneo, de modo a melhor contextualizar a reflexão sobre a produção do espaço urbano e as relações entre suas espacialidades, territorialidades e sociabilidades, em particular sobre as formas de empresariamento da cidade, suas implicações e desdobramentos, O grupo, no contexto de seu referencial teórico, tem por objetivo discutir e analisar conceitos, processos e contextos no Brasil contemporâneo, a partir de três eixos de pesquisa: Cidade, Habitação e Desigualdade; Conformações Espaciais Urbanas; Produção da Cidade e Produção da Cultura. De forma transversal, as dimensões conceituais, contextuais e processuais inerentes a esses eixos são investigadas a partir do questionamento da existência ou não de ineditismo presente em cada uma delas.

- há algo novo?

- o que é efetivamente novo?

 

A temática de estudo proposta é relevante no contexto das transformações contemporâneas, sendo necessária a investigação da correlação entre novas formas de sociabilidade e expressão cultural do meio ambiente contemporâneo e distintas espacialidades urbanas.

Ter como objetivo afrontar (fazer frente) e melhor compreender os processos de transformação do meio urbano demanda a formulação de uma linha de investigação com mecanismos de leitura e compreensão que possibilitem a análise de novas espacialidades e territorialidades do ambiente urbano. Compreender o mundo para nele estarmos, para nele habitarmos, implica, neste momento, além das dificuldades e armadilhas da observação de um processo em curso, a consciência de que não há uma única visão do problema, nem uma única possibilidade de simplificá-lo ou discipliná-lo. Para tanto, o LEAUC adota os seguintes procedimentos de trabalho:

 

A construção do olhar

Levantamentos iconográficos e bibliográficos – a montagem de um quadro de referências entrecruzadas.

A construção das imagens e palavras

Entrevistas, observação, levantamentos documentais, levantamentos iconográficos, leituras da cidade.

A construção da compreensão

Contrapontos, sobreposições e cruzamentos entre olhares, registros, palavras como instrumentos de análise das dimensões espaciais e territoriais das cidades contemporâneas, em particular no Brasil.

bottom of page